Pular para o conteúdo principal

ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA (TEA TREE) NO TRATAMENTO DA FRIEIRA

Também conhecida como pé-de-atleta ou tinha dos pés, a frieira (tinea pedis) é uma espécie de micose que acomete os pés em geral mas principalmente a região entre os dedos. Na maioria dos casos é causada pelo fungo Trichophyton rubrum, que se prolifera mais facilmente em ambientes quentes e úmidos. Por isso é importante manter os pés e os calçados sempre limpos e secos.

Quando a frieira acomete a sola e as laterais dos pés, ela é frequentemente confundida com um mero ressecamento. Por isso muitas vezes as pessoas demoram a procurar um tratamento adequado e o problema acaba se agravando (veja abaixo em "Complicações da Frieira").



SINTOMAS (nem sempre todos estão presentes)

  • coceira
  • fissuras na pele
  • vermelhidão
  • descamação da pele
  • secreção purulenta
  • rachaduras na pele
  • ardor
  • bolhas

GRUPOS DE PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS

A frieira não está necessariamente ligada à falta de higiene. Vários outros fatores predispõem alguns grupos de pessoas a ela.

Os atletas costumam ser afetados pela frieira (daí o nome pé-de-atleta) por geralmente: (1) suarem bastante nos pés; (2) utilizarem tênis (sapato fechado) para a prática de exercícios; (3) frequentarem ambientes públicos quentes e úmidos, como vestiários e piscinas fechadas, que são o meio onde os fungos se proliferam mais facilmente. 

Outros grupos de pessoas também estão mais vulneráveis a esse tipo de micose. Geralmente são pessoas com baixa imunidade:
  • diabéticos
  • idosos
  • transplantados
  • pessoas em tratamento contra o câncer
  • pessoas com insuficiência vascular nas pernas
  • pessoas com hiperidrose (suor excessivo)
  • imunodeprimidos (pessoas com HIV)
  • crianças pequenas (que tem os dedos dos pés muito juntos e difíceis de secar)
  • crianças pequenas que estão ganhando autonomia para tomarem banho e se vestirem sozinhas (e muitas vezes não secam direito os pés)
COMPLICAÇÕES DA FRIEIRA

Melaleuca alternifolia
Embora aparentemente inofensiva, se não tratada corretamente, além da coceira, da dor, do mau cheiro e da aparência incômoda, ela pode se tornar uma porta de entrada para infecções bacterianas mais graves como a erisipela. Mas calma, nada de pânico! Com o Óleo Essencial de Melaleuca você consegue se ver livre da frieira de uma maneira natural, eficaz e econômica.



O óleo de Melaleuca, também conhecido como óleo da Árvore do Chá, ou mesmo por seu nome em inglês, Tea Tree Oil, é um poderoso antifúngico que é muito eficaz no combate a micoses tanto na pele quanto na unha. Listamos algumas das maneiras como ele atua no combate à frieira:


  • mata o fungo causador da micose (1);
  • age como antibacteriano, evitando que bactérias se aproveitem da fragilidade do tecido acometido e iniciem uma infecção como por exemplo a erisipela;
  • atua como cicatrizante;
  • é anti-inflamatório;
  • tem propriedades secativas, diminuindo a umidade do local afetado;
  • aumenta a imunidade do paciente ao estimular a produção de glóbulos brancos, e, consequentemente, as defesas do organismo.

COMO USAR O ÓLEO DE MELALEUCA NO TRATAMENTO DA FRIEIRA

É muito simples.

  1. Lave bem a região com água limpa e sabão neutro (pelo menos 2x por dia, de manhá e à noite).
  2. Seque bem. Recomendamos utilizar um papel toalha que pode ser descartado. Se utilizar a toalha de banho, há o risco de ela ser contaminada e você pode acabar espalhando o fungo para outra região do corpo. Sugerimos também lançar mão de um secador com jato quente para garantir que os pés estejam bem secos.
  3. Aplique algumas gotas do óleo essencial de Melaleuca na região afetada, massageando bem para melhor absorção (você pode usar uma luva descartável ou lembrar-se de lavar bem as mãos após a aplicação).
  4. Aguarde uns instantes antes de calçar as meias ou os sapatos.
O tratamento costuma variar entre 1 semana e 3 meses, dependendo da extensão e gravidade do problema.

Você encontra o Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree Oil) na loja virtual da SERENO AROMATERAPIA. Temos frascos de acordo com a sua necessidade: 10ml, 30ml ou 50ml: https://www.serenoaromaterapia.com.br/


Óleo Essencial de MELALEUCA (10ml)
da SERENO AROMATERAPIA


CUIDADOS ADICIONAIS 


Alguns cuidados são importantes não apenas para garantir a eficácia do tratamento mas também para evitar que o problema retorne. 

  • na medida do possível, prefira usar calçados abertos (sandália, chinelo, papete) para que os pés ventilem;
  • caso utilize sapato fechado, utilize sempre meias, de preferência de algodão. As meias absorvem a umidade/suor e são mais fáceis de lavar do que os calçados;
  • troque as meias diariamente;
  • procure não usar o mesmo calçado em dias repetidos. Permita que eles fiquem pelo menos um dia ventilando/tomando sol antes de tornar a calçá-los. 
  • nos dias em que o calçado não estiver em uso, faça o seguinte: pingue algumas gotas de Óleo Essencial de Melaleuca num chumaço de algodão ou em pedaços de giz. Coloque o algodão/giz dentro do calçado. O algodão/giz ajudará a absorver a umidade e o Óleo de Melaleuca ajuda a matar os fungos presentes no calçado, além de perfumá-lo, evitando chulé (podobromidrose);
  • evite compartilhar calçados com outras pessoas;
  • evite andar descalço em lugares públicos como vestiários;
  • capriche na alimentação e hidratação para manter a imunidade alta.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Caso tenha dúvidas, envie-nos um e-mail: contato@serenoaromaterapia.com.br

REFERÊNCIAS

(1) Flores, F.C., de Lima, J.A., Ribeiro, R.F. et al., Antifungal Activity of Nanocapsule Suspensions Containing Tea Tree Oil on the Growth of Trichophyton rubrum, Mycopathologia (2013) 175: 281. https://doi.org/10.1007/s11046-013-9622-7



Comentários

  1. Respostas
    1. Olá magismoreal!

      Tudo bem? Como podemos te ajudar?

      Atenciosamente,

      SERENO AROMATERAPIA (Autor)
      www.serenoaromaterapia.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS PROPRIEDADES REJUVENESCEDORAS DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM

Que o Alecrim tem o poder de ajudar a rejuvenescer a pele , muitos de nós já sabíamos -afinal, ele era o princípio ativo principal da "Água da Rainha da Hungria", como ficou conhecido um dos primeiros perfumes com base alcoólica de que se tem notícia, e que ficou famoso por ajudar a embelezar a rainha, que o usava também como tônico facial. Alecrim Com o avanço da ciência, hoje temos um entendimento mais avançado de bioquímica que nos permite nos elucidarmos melhor sobre o porquê de ele ter todo esse potencial. Primeiramente, descobriu-se que ele age inibindo o efeito nocivo dos raios UV na pele, retardando o envelhecimento causado pelo excesso de exposição à luz.* Em segundo lugar, a cânfora presente no óleo essencial (OE) de Alecrim induz a expressão de colágeno e elastina nos fibroblastos, principais células da derme, promovendo maior firmeza e elasticidade dos tecidos.** Além disso, o OE de Alecrim também estimula a micro-circulação , garant

POR QUÊ NÃO SE DEVE MEDIR ÓLEOS ESSENCIAIS EM GOTAS?

À medida que a Aromaterapia e o uso dos óleos essenciais se populariza no Brasil, pipocam na Internet mais e mais fórmulas e "receitas" contendo essas preciosas substâncias. A maior parte dessas fórmulas são seguidas por pessoas que não são profissionais, e que desejam fazer cosméticos ou produtos informalmente, apenas para uso próprio. Essas pessoas geralmente não possuem vidraria de laboratório em casa ou equipamentos de medição e prezam pela praticidade. Assim, fica fácil entender o por quê de muitas quererem saber a quantidade de óleo essencial em "gotas" - afinal, é só abrir a tampa do frasco e contar quantas gotas saem do gotejador! No entanto, medir a quantidade de óleo essencial em gotas em formulações não é correto conforme veremos neste artigo, por uma série de fatores (diferença de densidade entre os óleos, diferentes aberturas nos gotejadores, maior risco de erro humano, etc.)  O correto é que a fórmula informe as quantidades em percentuais e o form